O Marrare
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O Marrare nº:7

 

Sobre o marrare número 11

 

O Marrare número 11, dando continuidade ao perfil que vem mantendo desde sua inauguração no espaço virtual, sofreu algumas modificações, em relação à diagramação, às seções (home, apresentação, ficha técnica, contato) e à composição dos conselhos, em função dos critérios estabelecidos pelo Sistema Qualis.

Jean-Michel Vivès apresenta uma surpreendente leitura do famoso episódio da Odisséia de Homero, que é o encontro de Ulisses com as sereias, a partir da interpretação de Kafka, que, segundo o autor, destorce o mito, emudecendo as sereias e ensurdecendo Ulisses. É a interpretação de Kafka que irá permitir ao autor estabelecer uma relação entre o silêncio das sereias e a voz, que, segundo Lacan, é o objeto da pulsão escópica.

Marina Machado Rodrigues, especialista em literatura do século XVI e, especificamente, em Camões, faz uma leitura comparativa entre um soneto de Camões e outro de Petrarca para demonstrar que eles apresentam diferentes versões sobre o amor.  

Sérgio Scotti escreve um artigo em que interpreta vários autores (em Flaubert, a pulsão escópica, que tem como objeto o olhar e, em Joyce, a pulsão invocante, que tem como objeto a voz), a partir da psicanálise, principalmente, de Freud e de Lacan.

Felipe Castelo Branco apresenta uma leitura do livro inacabado de Clarice Lispector para pensar as relações entre culpa e angústia na melancolia. O autor adverte que não pretende diagnosticar Clarice. O que lhe interessa, nesse artigo, é mostrar “como a experiência da escrita pôde lançar a autora numa posição muito próxima daquilo que nomeamos de experiência de abismo, posição que o melancólico freudiano também frequenta.”

Gustavo Silveira Ribeiro e Madalena Vaz Pinto escolhem dois autores portugueses: Lobo Antunes e José Saramago, para discutirem o romance de formação e a presença do narrador, respectivamente.

Na seção Primeiros Ensaios, temos dois artigos de alunos do Mestrado de Literatura Portuguesa. Isabelle Meira Christ que, tendo como instrumento a filosofia de Gilles Deleuze, faz uma leitura dos poemas de Alberto Caeiro a partir da seguinte questão: “Como a forma de ver do mestre permite que ele veja as coisas sempre “pela primeira vez” – diferentes? como lhe permite sabê-las singulares? Sylvia Helena Macedo de Faria propõe uma leitura da novela O Mestre, a partir dos seguintes conceitos psicanalíticos: amor, gozo e neurose histérica.

Em Alfarrábios, temos duas cartas de Fernando Pessoa: em uma, ele conta a estória de um pequeno lavrador e negociante de gado (Manuel Peres Vigário), cujo sobrenome teria dado origem à significação da palavra vigário como trapaceiro, vigarista; em outra, ele se dirige ao diretor do jornal, lamentando a publicação de uma “historieta sem pés nem cabeça”

E finalmente temos três resenhas: os livros de Mário Carvalho (Era uma vez um alferes e outras histórias) por Flávio Garcia e o de Mário Cláudio (Boa noite, senhor Soares) por Regina Michelli e um novo número da coleção Clepsidra (O insólito e seu duplo) por Júlio França.

ATENÇÃO: A partir desse número, temos novas normas para a preparação dos textos e novo endereço eletrônico. Consulte a seção "Instruções aos Autores" dentro de "Ficha Técnica".    

 

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  • Artigos

  • Le silence des Sirènes de Kafka: Une approche littéraire de la voix comme objet pulsionnel
    Jean-Michel Vives
  • O amor em dois sonetos: Petrarca e Camões
    Marina Machado Rodrigues
  • Psicanálise e literatura, o objeto e o estilo em Flaubert e Joyce
    Sérgio Scotti
  • A escrita do abismo de Clarice Lispector: melancolia e angústia
    Felipe Castelo Branco
  • Tornar-se outro: a obra do jovem Lobo Antunes e o romance de formação
    Gustavo Silveira Ribeiro
  • A escrita “Sob-controle”: Considerações sobre o narrador na ficção de José Saramago
    Madalena Vaz Pinto
  • Tradução

  • O silêncio das sereias de Kafka: uma aproximação literária da voz como objeto pulsional de Jean-Michel Vives
    Robson Lacerda Dutra
    Revisão técnica: Cristina Batalha
  • Primeiros ensaios

  • Um gozo a mais: o saber falicizado em O Mestre de Ana Haterly
    Sylvia Helena Macedo de Faria
  • Alberto Caeiro: ver para pensar em pen(s)ar
    Isabelle Meira Christ
  • Alfarrábios

  • Um grande português
    Fernando Pessoa
  • Carta ao diretor de O Notícias Ilustrado
    Fernando Pessoa
  • Resenha

  • Mário de Carvalho: Era uma vez um alferes e outras histórias
    Flávio Garcia
  • Flavio García e Marcus Alexandre Motta: O insólito e seu duplo
    Júlio França
  • Mário Claudio: Boa noite, senhor Soares.
    Regina Michelli

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