Apresentação
Sobre o marrare número 14
Á parte o talento, esses homens tinham para narrar coisas extraordinárias!
Seja qual for o ponto de vista, por onde o historiador encare a revolução liberal, a verdade é que nenhum espírito despreocupado e justo lhe pode negar a grandeza. Não eram rhetorica as palavras – masmorra, exílio, patíbulo, campo de batalha! Uns tinham gemido nos ergastulos, outros experimentado as penúrias da emigração. Este perdera um parente ou um amigo na corça, aquelle tinha assignalado no corpo, por uma cicatriz, um dia de refrega! (p145)
O Marrare, em seu décimo quarto número, selecionou para a seção "Alfarrábios", uma das cartas de Camilo Castelo Branco, que faz parte da polêmica A questão Sebenta.
Na seção de entrevista Salgado Maranhão, poeta e letrista da música popular brasileira, conversa com Iracy de Souza: "Minha poética gravita na borda da língua, nesse equilíbrio delicado em que um passo para trás é o lugar comum e um passo para frente é o ininteligível."
O artigo "Le merveilleux et la poetique de l'incertain dans la dame au pied de chevre (du moyen age au xxi siecle)", de Ana Maria Machado e a introdução do ensaio de Margaret Cohen "A Educação sentimental do romance", ambos traduzidos por Maria Cristina Batalha, a resenha de Monica Rector intitulada "Do medo à emoção", baseada no último romance de Helena Marques: "O bazar alemão" são os textos dos convidados internacionais para este número.
Marcus Alexandre Motta, a partir de um fragmento de frase, retirado de Machado de Assis em Várias histórias, apresenta algumas reflexões sobre o conto como expressão da verdade.
Filosofia e psicanálise orientam as leituras de Hamlet de Shakespeare e de O Príncipe com orelhas de burro de José Régio, feitas, respectivamente, por Mário Bruno e Nadiá Paulo Ferreira.
André Carneiro Ramos interpreta o romance On the road, do escritor americano Jack Kerouac, visando repensar as funções do escritor e do crítico na contemporaneidade.
Isabelle Meira Christ aborda as formas da crueldade em sua leitura do conto O espirro de Vergílio Ferreira e Roberto Costa Assumpção propõe uma nova leitura de Os sertões de Euclides da Cunha.
Além da professora convidada, Mônica Rector, na seção de resenhas, Valdemar Valente Junior e Catharina Epprecht apresentam, respectivamente, os livros de Gonçalo Tavares Uma viagem à Índia: melancolia contemporânea [um itinerário]) e de Bernardo Carvalho, O filho da mãe.
Na seção conferência, Carmem Pimentel apresenta seu estudo sobre os gêneros diário, agenda e blog, visando mapear "um possível percurso dos diários aos blogs".
Em Primeiros Ensaios, os textos selecionados pelo Conselho Editorial Nacional foram de Rosilene Rodrigues Coelho, Patrícia Maria dos Santos Santana e Dinamarque Oliveira da Silva. Os artigos foram baseados na dissertação de Mestrado das autoras. O primeiro visa estabelecer uma comparação entre a poesia de Florbela Espanca e as letras das músicas bregas brasileiras, durante o período de 1930 a 1980. O segundo é uma leitura do livro da escritora moçambicana Paulina Chiziane, intitulado Nietzsche: uma história de poligamia. O terceiro texto estuda a obra Memorial do convento no tocante ao narrador irônico.
Artigos
- Le merveilleux et la poétique de l'incertain dans la dame au pied de chèvre (du moyen âge au XXI siècle)
Ana Maria Machado - Um príncipe sem orelhas de burro
Nadiá Paulo Ferreira - Ensaio em tonalidade homeopática
Um retorno à advertência de machado de assis
Marcus Alexandre Motta - Uma reconstrução do campo literário, promover o trabalho da "desordem do século"
Maria Cristina Batalha - O tempo está fora dos seus gonzos: deleuze e derrida
Mário Bruno - Vagar, narrar: reflexões acerca do ordinário em
on the road, de Jack Kerouac
André Carneiro Ramos - Crueldade com brandura: grausam no conto "O ESPIRRO"; de Vergílio Ferreira
Isabelle Meira Christ - Escolhas numa encruzilhada
Uma leitura de Os sertões de Euclides da Cunha
Roberto Costa Assumpção - O maravilhoso e a poética da incerteza em a Dama do pé de cabra (da idade média ao século XXI)
Maria Cristina Batalha - A escrita íntima na internet: do diário ao blog pessoal
Carmen Pimentel - Salgado Maranhão: "Poeta é aquele que não sabe ser de outro jeito."
Iracy Conceição de Souza
Primeiros Ensaios
- Memorial do convento, de José Saramago: o monumento, o homem anônimo e a experiência literária.
Dinamarque Oliveira da Silva - O super-homem calcificado no éden da praça: caminhos da tradição em Nietzsche
Patrícia Maria dos Santos Santana - O sentimento amoroso entre o brega e o erudito
Rosilene Rodrigues Coelho
Resenhas
- Do medo à emoção
Monica Rector - Um viajante em busca de si mesmo
Valdemar Valente Junior - O amor como desculpa
Catharina Epprecht
Alfarrábios
- A questão da Sebenta
Lídia Bantim Frambach